quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Os Contos de Fadas

Os Contos de Fadas são historias que fazem parte da infância de toda criança. Sua origem é de difícil precisão, pois participam de várias culturas diferentes. São espalhados oralmente ou pela escrita e ainda contém sabedoria popular, essencial para a humanidade.
Os primeiros registros dos Contos de Fadas, de acordo com Coelho (1987) foram realizados pelos egípcios. Em seguida apareceram na Índia, depois na Palestina e ainda na Grécia Clássica.
Quando surgiram, os Contos de Fadas não eram direcionados às crianças. Segundo Coelho (1987), a transformação para literatura infantil teria acontecido com Perrault, na França por volta do séc. XVII.
Charles Perrault pode ser considerado o primeiro escritor da literatura infantil. Suas historias tiveram inicio quando adaptava para a corte francesa enredos que ouvia de contadores populares, acrescentando ou retirando detalhes e acontecimentos como cenas de sexualidade ou rituais da cultura pagã que a corte pudesse não gostar. Suas obras continham paisagens tipicamente francesas, damas e cavaleiros. Suas personagens eram pessoas geralmente de seu cotidiano, como vizinhos ou amigos.
As fadas e o mágico são elementos que aparecem com pouca freqüência, deixando maior espaço para a realidade. Escrevia historias de narração simples que ao término traziam conceitos morais em verso. A moralidade continha inspirações derivadas do cristianismo, mas não aparecia de forma evidente no texto. para Perrault, “a principal característica do livro para criança era evidentemente a moralidade de inspiração cristã, mas apresentada disfarçadamente.” (Góes, 1991, p.77)
Os Contos da Mamãe Gansa, escritos por Perrault, é uma coletânea de Contos de Fadas que integram o mundo mágico dos Contos Maravilhosos. Entre os que fazem parte dessa coletânea, podemos citar A Bela Adormecida no Bosque, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela ou O Sapatinho de Vidro, O Gato de Botas, O Pequeno Polegar, dentre outros.
Ainda houveram escritores importantes para a literatura infantil, como os irmãos Grimm, no séc. XVII, na Alemanha e Andersen, na Dinamarca no séc. XIX, e o mais atual Disney, no séc. XX, na América, que apesar de não ter criado nenhum conto, tornou-se popularmente conhecido pelas suas releituras como cineasta. Sua primeira obra foi Branca de neve e os sete anões.

Não criou nenhum conto, mas ficou conhecido pelas releituras que fez dos contos de fadas, como a primeira: “Branca de neve e os sete anões”, animação lançada nos cinemas, que na época (como nos tempos atuais) era uma poderosa aliada midiática. As histórias eram facilmente compreensíveis, refletindo os valores médios da tradição americana (COSTA; BAGANHA, 1989).


Em suas adaptações, muitas passagens contidas no original foram cortadas devido a fortes acontecimentos que pudessem assustar as crianças, privando-as de desacomodarem seus conflitos para uma futura resolução.
Os Contos de Fadas exercem sobre os pequenos leitores a função de tirá-los da realidade e vivenciar prazeres do mundo mágico. As crianças utilizam essas experiências pra contribuir em suas decisões diante de situações complexas. Apesar de viverem em um mundo adulto, pensam, vêem, sentem de forma distinta. Para Costa e Baganha (1989), o mundo não é visto como algo fora dela. A construção de seu interior acontece no confronto entre seus poderes e seus limites no mundo exterior.
Para Bettilheim (1980), o intelectual de uma criança é formado através de historias, mitos, religiões e contos de fadas que alimentam sua imaginação, funcionando como agente socializador. A partir dos conteúdos que são oferecidos nas historias, contos ou mitos, a criança forma seus conceitos e seus próprios padrões sociais.

Um comentário:

Fadas Fofas disse...

Cara pro,
Não conseguimos colocar glitter,mas achamos que o conteúdo está bem interessante.Lembre de nós com carinho na hora de verificar a pertinência.

BJOS ...